quando já só com eles faz sentido...

11 janeiro 2006

Há jogos perigosos...

Hoje a 17, a 21 e o pai foram visitar a 3 e a 6.

Há jogos perigosos...

Ao fim de 22 meses, a Casa aceita uma visita, entre as 15:00 e as 16:00, pedida pela 17. Ao fim de 22 meses e a menos de uma semana da decisão do Juíz. É muito pouco provável que a decisão seja pela continuidade do elo à família. Ainda não sei como vou falar disto com a minha 10...

Mas dizia, uma visita. Porquê? Se a Casa desmontou em tribunal qualquer tipo de tentativa de justificação da importância da ligação entre os irmãos, não falo do pai, porquê aceitar agora uma visita? A dias da oficialização da perda do poder paternal, porquê? A dias da 3 e da 6 irem definitivamente fazer parte de outro mundo, onde não há espaço para estes outros?

Porque a Casa não é magnânime, não está ali para nos fazer o jeitinho, para dar a mão aos que sofrem deste lado... Muito menos quando os telejornais nos enchem os olhos e os ouvidos de histórias de crianças maltratadas. Por um pagam todos e, vendo bem, até é justo. Por uma criança incorrectamente retirada ao seu meio original, podemos estar a salvar 10. Ou não... A irmã do A foi devolvida ao fim de um ano... casos, casos, casos, montam-se e desmontam-se.

Mas a casa tem muita experiência. Desta forma desmonta, também, qualquer tipo de argumento que se baseie na dificuldade, real e documentada em todo o processo, em acordar horas de visita com o 20, o real cabeça de casal, na falta de flexibilidade, nos entraves. Pois se, a poucos dias da separação formal, ainda facilitaram o encontro.

Só tenho pena que, mais uma vez, o horário tenha sido imposto para as 15:00, impossibilitando novamente a presença do 20.